Programa de Coluna

O Programa

Em algum momento da vida, 80% das pessoas apresentarão alguma queixa de dor nas costas. E as consequências decorrentes desse problema são crescentes, podendo levar o paciente, inclusive, a uma cirurgia. A boa notícia é que mais de 90% dos pacientes com dor nas costas melhoram com tratamentos de reabilitação, melhora de postura, fisioterapia, fortalecimento da musculatura para vertebral ou perda de peso. E é nisso que aposta o Programa de Coluna do Grupo Caberj, disponível na unidade de Copacabana.



A Equipe

Com a proposta de investigar, de forma individualizada, todo o histórico de dor do paciente para traçar um plano terapêutico personalizado, a equipe do programa é composta, além do neurocirurgião, por fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga.


Público-alvo

Desenvolvido para pacientes com episódios repetidos de dor aguda na coluna vertebral, o programa também é voltado para aqueles que já passaram por uma cirurgia, mas que ainda apresentam quadros de dores reincidentes.


Como participar

Para participar, os interessados devem entrar em contato com a Gerência de Prevenção do Grupo Caberj pelos números 2277 9964 ou 2277 9962 para agendar uma entrevista.


Números

A lombalgia e outros problemas da coluna vertebral são grandes causas de morbidade e de incapacidade funcional, que prejudica a produtividade e é a principal causa de ausência do trabalho na população adulta. O tipo mais comum de dor na coluna é a de origem mecânico-degenerativo, caracterizada por uma alteração funcional como, por exemplo, excesso de peso, idade e sedentarismo. Confira alguns estudos científicos sobre cirurgia de coluna.

• Mais de 90% dos pacientes com dor aguda devido a hérnia de disco podem melhorar sem cirurgia (Greenberg, 2017).
• O tratamento da dor de coluna inclui repouso e curto prazo, analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia (Greenberg, 2017).
• O risco de hérnia de recorrência de hérnia de disco após cirurgia pode chegar a quase 20%, podendo ser necessário nova cirurgia se não for bem indicada (Youmans Neurological Surgery)
• A taxa de insucesso de cirurgia de coluna para aliviar a dor a longo prazo de forma satisfatória pode chegar a 25%.