O verão já chegou
E para aproveitar o Sol, as praias e os finais de semana com saúde, você precisa tomar alguns cuidados

Para quem gosta de tardes quentes para relaxar na praia, reunir a família ao redor da piscina ou até mesmo para passear pela cidade com os amigos, o verão é a estação ideal. De dezembro até março, as temperaturas sobem e o que não falta é luz e energia. Mas atenção: alguns cuidados devem ser tomados para que você possa aproveitar esse período com saúde.

Em primeiro lugar, os cuidados com a pele
No verão, a radiação solar chega com mais intensidade na Terra, o que aumenta os riscos para a pele. Por isso, antes de sair de casa, faça um rápido check-up:

  • Só saia de casa depois de aplicar o filtro solar com fator de proteção solar (FPS) 30 - ou superior. E leve-o com você! Durante o dia, reaplique o produto regularmente;
  • É importante também proteger as cicatrizes, especialmente as novas, que podem ficar escuras se expostas ao Sol;
  • Dê preferência para roupas que bloqueiam parte da radiação ultravioleta (UV), como chapéus e roupas de algodão;
  • Evite a exposição solar entre 10 e 16 horas. Nesse período, a incidência solar é muito alta e os riscos de queimaduras ou câncer de pele aumentam.

Beba muita água
Você vai transpirar mais por causa do calor, o que significa que é preciso repor os líquidos e sais minerais. É imprescindível beber pelo menos dois litros de água por dia para manter o corpo hidratado. Nos dias mais quentes, o corpo transpira mais, então é bom aliar a água com frutas como melancia e melão, além de bebidas como a água de coco.

Prefira alimentos leves
Com o calor, nosso corpo tem dificuldade de fazer a digestão de alimentos pesados - como carnes vermelhas, frituras e alimentos ricos em gordura. Por isso, as refeições que você faz no verão podem determinar se o dia será cheio de energia, com pique para realizar todas as atividades, ou de mal-estar e indisposição. É bom investir em alimentos leves, que reponham os nutrientes, como saladas, sucos e carboidratos complexos.

Dia de praia? Oba! Mas antes…
Chegou o final de semana e fez Sol? Ótimo! Mas antes de curtir a praia com a família e os amigos, é importante ressaltar:

  • Não se depile o rosto ou o corpo na véspera da exposição solar, pois isso pode causar manchas na pele. Faça a depilação com 48 horas de antecedência, por segurança;
  • Evite tratamentos de pele no verão, especialmente se não conseguir fugir do Sol. A melhor época para esse tipo de procedimento é durante o outono ou inverno, quando a temperatura cai um pouco;
  • Manter a pele sempre seca é importante para evitar o aparecimento de fungos que levam à micose. Assim, deve-se usar sandálias ou chinelos para que os pés não fiquem molhados de suor dentro do sapato;
  • Tome um banho de água doce quando sair da praia. Assim você tira o sal e a areia do corpo, que tendem a ressecar a pele.