Fique por Dentro
Aleitamento materno: um compromisso com a vida.
1º de Agosto - Dia mundial da Amamentação
O mês de agosto marca o início da campanha Agosto Dourado, dedicada à promoção do aleitamento materno. A cor dourada representa o padrão ouro de qualidade do leite materno, considerado o alimento mais completo para o bebê nos primeiros meses de vida.
Primeiros passos: Alimentação com amor.
Nos primeiros momentos com o bebê, a mãe busca oferecer o melhor alimento possível. A amamentação em intervalos regulares é essencial nesse período. No entanto, com o crescimento da criança, surgem dúvidas sobre a suficiência do leite materno, levando à introdução precoce de outros alimentos — muitas vezes por falta de informação.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), menos de 40% das crianças no mundo são alimentadas exclusivamente com leite materno nos seis primeiros meses de vida.
Benefícios do leite materno
De acordo com a OMS e o UNICEF, o aleitamento materno exclusivo até os seis meses pode salvar cerca de 6 milhões de crianças por ano. Os benefícios incluem:
- Redução de até 13% na mortalidade infantil por causas evitáveis.
- Proteção contra infecções, diarreias e doenças respiratórias.
- Fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e bebê.
- Prevenção de câncer de mama e ovário na mulher.
Recomendações:
- Aleitamento exclusivo até os 6 meses.
- Aleitamento complementar até os 2 anos ou mais.
Instituído pela Lei Federal nº 13.435/2017, o Agosto Dourado promove ações educativas e de conscientização em todo o país. Em 2025, o tema da campanha é: “Amamentação: Apoie em todas as situações”, com foco na redução das desigualdades e apoio às lactantes em situações de vulnerabilidade.