DIA MUNDIAL DA SAÚDE – 7/04

Conscientização dos cuidados com a saúde

O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, criado em 1948 pela Organização Mundial da Saúde e comemorado pela primeira vez no ano de 1950, tem o objetivo de conscientizar as pessoas quanto a importância da qualidade de vida e da prevenção a partir de cuidados diários com a saúde.

A campanha de 2022 traz o tema é "Nosso planeta, nossa saúde", visando chamar a atenção para o fato de que impactos ao meio ambiente também se refletem na saúde humana, e de que a prevenção é importante, como ficou demonstrado na pandemia de Covid-19.

O Grupo Caberj tem reforçado essa posição preventiva em seus programas e no atendimento multiprofissional realizado em seus núcleos de saúde, buscando um diagnóstico precoce e acompanhamento contínuo de seus beneficiários.

Estudos da OMS acusam a necessidade de intensificar os cuidados na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas, combate a lesões, em todas as regiões do mundo, conforme estabelecido na agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Prevenção é nossos foco

A doença cardíaca é ainda a principal causa de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos, quando passamos de mais de 2 milhões de óbitos em 2000 para quase 9 milhões em 2019. “Entre as principais causas estão as chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). que há mais de duas décadas vêm sendo o foco dos programas preventivos do Grupo Caberj, como o Maturidade (para pessoas acima de 40 anos), Gerenciamento Domiciliar (PGD), Atendimento Eletivo Domiciliar (AED), Emagrecimento Saudável, entre outros”, destaca Lucílio Saraiva, Diretor Médico e Odontológico do Grupo Caberj.

Dicas para a boa saúde

  1. Alimentar-se de maneira saudável, retirando, por exemplo, excesso de açúcares, sal e gordura;
  2. Dormir bem;
  3. Praticar atividades físicas;
  4. Utilizar medicamentos apenas com recomendação médica;
  5. Lavar sempre as mãos;
  6. Beber muita água;
  7. Não fazer uso de cigarro e não consumir bebidas alcoólicas em excesso;
  8. Evitar atividades que te causem estresse;
  9. Adicionar à sua rotina atividades que te dão prazer;
  10. Ter controle financeiro;
  11. Manter as suas amizades e tratar bem as pessoas que estão a sua volta;
  12. Tentar ser positivo diante dos acontecimentos do dia a dia.
Faça do dia 7 de abril uma oportunidade para repensar seus hábitos, buscando a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar por meio da boa alimentação e da prevenção.