Setembro amarelo – abrace essa causa

Depressão não é só tristeza

O Grupo Caberj chama sua atenção para para uma doença considerada o "mal do século" no mês que marca uma campanha mundial da prevenção ao suicídio - Setembro Amarelo

         Doença que gera desde uma tristeza profunda, perda de interesse nas atividades do dia a dia e falta de ânimo, até oscilações de peso, lapsos de memória e queda da imunidade, a depressão é um assunto muito sério. Se não for tratada, ela pode impactar o convívio social e, em casos mais graves, levar a consequências extremas.
A depressão atinge mais ou menos 350 milhões de pessoas ao redor do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse número representa 4,4% da população mundial. No Brasil, a doença atinge 5,8% da população − o maior percentual de toda a América Latina.

         Atenção aos sinais
         O sinal mais comum é sentir-se deprimido na maior parte do tempo, sem interesse em fazer as atividades do dia a dia (mesmo aquelas que antes davam prazer). Angústia e ansiedade, apatia e falta de motivação, bem como a insônia são outros sinais que devem ser observados com mais atenção.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os fatores psicológicos e físicos muitas vezes são consequência da depressão − e não os causadores da doença. Dentre alguns fatores de risco estão o luto pela morte ou perda de uma pessoa amada, momentos negativos da vida e histórico familiar de depressão.

         Buscando ajuda
         Só quem pode definir se o que a pessoa tem é depressão é  um médico psiquiatra ou um psicólogo. Após o diagnóstico, o profissional de sua confiança indicará a terapia adequada. Com os cuidados corretos, é possível minimizar os efeitos de um quadro depressivo, evitando o acirramento da doença.

         Setembro Amarelo: abrace essa causa
         Iniciada no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo é uma campanha mundial de prevenção ao suicídio, que abre espaço para uma reflexão sobre essa questão que afeta tantas pessoas e um alerta à população sobre esse risco. O período foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.  O Grupo Caberj apoia essa iniciativa!