Programa de Emagrecimento

Objetivo

Promover um novo estilo de vida aos pacientes que estão acima do peso, tratando a obesidade como ela deve ser vista: de forma multidisciplinar. Esse é o objetivo do Programa de Emagrecimento Saudável que o Grupo Caberj desenvolve na Unidade de Copacabana.



A equipe

Com uma equipe formada por nutricionista, psicóloga e endocrinologista, o programa auxilia na perda de peso, incentivando novos e bons hábitos de vida e acompanhando de perto o processo de emagrecimento de pacientes com obesidade a partir do grau 2.

• Nutricionista - Esse profissional será o responsável pelo planejamento alimentar do paciente, orientando e acompanhando o processo de emagrecimento.
• Endocrinologista - Responsável pelo acompanhamento do processo de emagrecimento do paciente especialmente em relação a questões metabólicas e relacionadas a indicações de cirurgia bariátrica.
• Psicóloga - O fator psicológico é fundamental para uma boa relação com o alimento, por isso o programa também contará com psicólogo que fará o acompanhamento também de casos que envolvam transtornos alimentares.


Como funciona

O programa oferece um planejamento alimentar individualizado com metas de perda de peso de acordo com o histórico e perfil dos pacientes atendidos, especialmente os que já apontam um quadro de indicação à cirurgia bariátrica. Além das consultas, estão previstas também reuniões em grupo, palestras e outras atividades complementares, essenciais para motivação no processo.


Como participar

Para participar, os interessados devem entrar em contato com a Gerência de Prevenção do Grupo Caberj pelos números 2277 9964 ou 2277 9962 e agendar uma entrevista, fazendo sua adesão ao programa.
A obesidade é hoje uma epidemia mundial. No Brasil, entre 2006 e 2016, o índice de brasileiros com a doença passou de 11,8% para 18,9%. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas. A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras. Por isso, é importante um acompanhamento próximo e multidisciplinar do paciente.