Outubro Rosa

Câncer de mama: prevenção é cultivar a vida

 A campanha Outubro Rosa tem como principal objetivo conscientizar as mulheres quanto a importância da prevenção do câncer de mama. Esse é o tipo de tumor mais comum entre mulheres, depois do câncer de pele não melanoma.
Mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama em 2020. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2019 o Brasil registrou 18.068 mortes por câncer de mama, sendo o principal tipo da doença que leva mulheres a óbito. Projeções do INCA até 2030 apontam para a estabilidade das taxas de mortalidade entre 30 e 69 anos, mas ainda estão bem distantes dos 30% de redução estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. Uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030 é reduzir em um terço das mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, o câncer.
Um estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) indica que uma a cada 12 mulheres terá um tumor nas mamas, até os 90 anos de idade. Porém, as chances de cura caso o diagnóstico seja feito no início da doença chegam a 95%. Por isso, é tão importante prevenir e realizar regularmente todos os exames indicados pelo médico, bem como compartilhar informações − desde a prevenção até o tratamento.

SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA

 O aparecimento de nódulo nos seios, geralmente indolor, duro e irregular, é o sintoma mais comum da doença. Mas também podem ocorrer tumores de consistência branda, globosos e bem definidos.

   Outros sintomas comuns são:

        ● Edema (acúmulo de líquido) na pele, semelhante à casca de uma laranja;

        ● Retração cutânea;

        ● Mamilo invertido ou descamação do mamilo;

        ● Dor;

        ● Hiperemia (acúmulo de sangue).

         Lembre-se que esses sinais devem ser investigados pelo médico. Eles podem estar relacionados a doenças benignas da mama.

A PREVENÇÃO COMEÇA NO TOQUE E NO OLHAR

        Conhecer o seu corpo e saber o que é natural para ele é fundamental para garantir a sua saúde em todos os sentidos, especialmente a saúde das mamas. O autoexame de toque é muito importante. Ele pode ser realizado uma vez por mês, em frente ao espelho, e em poucos minutos você pode ajudar na detecção precoce da doença. Em caso de dúvidas sobre como realizar o autoexame, marque uma conversa com o seu médico.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO

        Além da mamografia, ressonância magnética, ecografia e outros exames de imagem que podem ser feitos para identificar a alteração suspeita de câncer de mama, é necessário fazer uma biópsia do tecido da mama. Nesse material da biópsia, a equipe médica vai identificar se as células são tumorosas ou não.
Um dos principais mecanismos de controle e identificação do câncer de mama, além do autoexame, é a mamografia. Segundo o INCA, todas as mulheres com mais de 40 anos devem fazer a checagem. Em caso de histórico da doença na família, a idade para iniciar os exames periódicos cai para 35 anos.

HÁBITO SAUDÁVEIS AJUDAM NA PREVENÇÃO

Cerca de 13% dos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil (aproximadamente, 8 mil ocorrências) poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física. Isso quer dizer que quase 13% dos gastos federais do SUS em 2018 com o tratamento de câncer de mama (R$102 milhões) seriam poupados pela redução de fatores de risco comportamentais, mais uma vez com atenção especial à atividade física, que detém a maior fração (5%) dos casos de câncer de mama evitáveis pela adoção da prática.

Os dados foram divulgados na pesquisa Número de casos e gastos com câncer de mama no Brasil atribuíveis à alimentação inadequada, excesso de peso e inatividade física, elaborada pela Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev) do Instituto Nacional de Câncer (MS) e apresentada durante webinar (seminário virtual) de abertura do Outubro Rosa deste ano, transmitido pela TV INCA.

O levantamento faz parte de um estudo mais amplo que estimou o impacto da má alimentação, do consumo de álcool, do excesso de peso, da inatividade física e do não aleitamento materno, em 2008, nos casos de câncer de 2020, e nos gastos do SUS, em 2018. Entre os desafios para uma mudança de cenário está o fato de 28% das mulheres espalhadas por 20 países não perceberem a ausência de atividade física como um fator de risco para o câncer, segundo pesquisa de 2020 da União Internacional para o Controle do Câncer.

Em caso de um diagnóstico positivo, existem várias formas de lutar contra a doença. Mas, quanto antes for diagnosticada, mais fácil será vencer a batalha. Por isso, o Grupo Caberj convida você a ter uma atenção especial com a sua saúde e bem-estar.