Novembro Azul

Cuidando da saúde do homem

Com o diagnóstico precoce, as chances de cura do câncer de próstata chegam a 90%

Até o final deste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima que chegue a 65 mil o número de pessoas com diagnóstico de câncer de próstata no Brasil. Números que se repetem no mundo inteiro. O assustador é que a doença faz 15 mil vítimas fatais por ano no país.

Com a prevenção em seu DNA, o Grupo Caberj reitera a importância dos exames preventivos para os homens acima de 40 anos, uma dos motes da campanha mundial Novembro Azul, que busca alertar as pessoas quanto ao risco do câncer de próstata. O diagnóstico precoce é fundamental para facilitar o tratamento e elevar as chances de cura, além de evitar possíveis efeitos colaterais de procedimentos cirúrgicos e radioterápicos.

O INIMIGO SILENCIOSO

O câncer de próstata tem evolução silenciosa. É O tipo mais comum entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Inca.

Principais sintomas:

Por não apresentar sintomas na fase inicial (daí a importância de exames periódicos), quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

 

Prevenção e tratamento:

A única forma de ter maiores garantias de cura é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, devem consultar o urologista homens de raça negra, obesos mórbidos ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata a partir dos 45 anos. Nos demais casos, a partir dos 50 anos (fora do grupo de risco).

Os dois principais exames preventivos são: o de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula (endurecimento ou presença de nódulos) e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

FIQUE ATENTO

  • Câncer de próstata é o 2º tumor mais frequente entre os homens
  • Em média, há um diagnóstico de câncer de próstata a cada oito minutos;
  • Uma pessoa morre por causa da doença a cada 35 a 40 minutos;
  • 25% dos portadores de câncer de próstata morrem devido a doença – número que seria menor se houvesse diagnóstico precoce;
  • 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em estágios avançados
  • Quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada;
  • Não existe prevenção concreta contra a doença. Mas, é possível diagnosticá-la precocemente;
  • Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90%.

 

Por isso apoiamos a campanha 'Novembro Azul, que tem como objetivo orientar a população masculina para a importância da prevenção e da detecção precoce de câncer de próstata e pênis.

Exames preventivos e o diagnóstico precoce do câncer de próstata são determinantes na saúde e qualidade de vida do homem.