53 ANOS DE CABERJ - CADA ANO É UMA VITÓRIA

Uma jornada de cuidado e compromisso

Há 53 anos, exatamente no dia 27 de julho de 1972, foi instalada oficialmente a Caixa de Assistência à Saúde dos Funcionários do BEG (Banco do Estado da Guanabara), atendendo a um anseio daqueles que desejavam proporcionar aos funcionários do banco um cuidado diferenciado. A criação havia sido proposta formalmente dois meses antes pelo diretor-secretário do BEG, Walter Bernat de Souza, recebendo a aprovação da diretoria do banco.

Assim teve início uma trajetória desafiadora que nos conduz ao momento atual — a comemoração dos 53 anos da Caberj, como passou a ser conhecida após a fusão do BEG com o Banco do Estado do Rio de Janeiro (BERJ), originando o Banerj. A criação da Caixa de Assistência à Saúde dos Funcionários do Banerj reflete a visão humanista do banco, que também impulsionou o desenvolvimento socioeconômico e cultural do estado fluminense, financiando projetos emblemáticos como o Estádio do Maracanã, o Aterro do Flamengo, o Museu de Arte Moderna (MAM), os túneis Rebouças e Santa Bárbara, o Elevado do Joá, o Viaduto Paulo de Frontin e a Adutora do Guandu, entre outros.

Acatando a orientação técnica do DEBEM – Departamento do Bem-Estar, o Banerj criou a Caberj para proporcionar aos seus colaboradores uma assistência à saúde com foco na prevenção e no cuidado integral. Uma diretriz que a Caberj manteve, a despeito dos inúmeros desafios enfrentados desde que deixou de ser patrocinada, com a privatização do banco, em 1998.

Hoje, celebramos não apenas os 53 anos, mas também a resiliência da nossa Caberj, que, há 27 anos, vem mantendo a excelência de seu modelo assistencial, mesmo sem patrocínio. Houve momentos em que muitos duvidaram da nossa continuidade. Enfrentamos desafios consideráveis, como:
• A dispersão geográfica dos associados pelo país, exigindo parcerias para garantir atendimento no padrão Caberj;
• A alta constante dos custos médicos, que crescem exponencialmente;
• A redução do poder aquisitivo dos assistidos.

Apesar disso — e dos inúmeros sacrifícios — seguimos desenvolvendo programas de prevenção e cuidado que evidenciam o compromisso da Caberj com uma assistência integral e humanizada

Chegamos até aqui graças à determinação dos caberjianos e das associações coirmãs, que nos acompanharam nessa jornada, e daqueles que assumiram a missão de manter viva a Caberj, mesmo diante de um mercado em constante transformação — o nosso capital humano

Temos plena consciência dos desafios que ainda virão, mas hoje é dia de celebrar: cada ano representa uma vitória compartilhada por todos os caberjianos e colaboradores que continuam a cumprir nossa missão — assegurar assistência à saúde de qualidade aos ex-funcionários do Banerj e suas famílias.

Somos todos Caberj!

Haroldo Aquino Filho

Diretor Geral da Caberj