É melhor prevenir do que remediar

Grupo Caberj alerta para a importância de se estar com as vacinas em dia para reforçar a imunização do organismo e prevenir doenças

                  A campanha de vacinação foi ampliada em vários locais do país, inclusive no Rio de Janeiro e São Paulo. Uma oportunidade para voce colocar suas vacinas em dia, indo ao posto de saúde mais próximo.

                 A história da vacina se iniciou no século XVIII, quando o médico inglês Edward Jenner criou a vacina para prevenção de varíola, que mais tarde se tornou a primeira doença infecciosa erradicada pela vacinação. De lá para cá, muitas coisas aconteceram, mas uma se manteve: a vacina continua sendo o método mais eficaz de prevenção de doenças infecciosas, independente da faixa etária.

                 No Brasil, muitas doenças comuns deixaram de afetar uma grande parcela da população graças à vacinação - são exemplos a coqueluche, poliomielite, rubéola, sarampo e tétano. E cabe à população lutar para que essas e outras doenças, já erradicadas no país, não voltem.

                 Saúde é responsabilidade de todos

                 É necessário buscar as vacinas disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) – o Calendário Nacional de Vacinação inclui mais de 300 milhões de doses. O Calendário Nacional de Vacinação, organizado pelo Ministério da Saúde, indica 19 vacinas para mais de 20 doenças, que contemplam não só crianças, como também adolescentes, adultos e idosos. Para conferir, basta acessar portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/orientacoes-sobre-vacinacao.

                 As vacinas são seguras?

                 Primeiro, você precisa entender como ela funciona. A vacina contém as mesmas substâncias que causam a doença, mas enfraquecidas ou até mesmo mortas. Ao receber a “picada”, o sistema imunológico é estimulado a produzir anticorpos, imunizando o organismo contra aquela substância. Eventuais reações, como dor no local de aplicação e febre, são pequenas se comparadas aos benefícios.

                 Além disso, saiba que toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, desde o seu desenvolvimento até a produção e a fase de aplicação, garantindo assim sua segurança.

                 Saúde sem Fake News

                 Caso você receba uma notícia e não consiga identificar se ela é verdadeira ou falsa, mande uma mensagem de WhatsApp para o número (61) 99289-4640. Isso mesmo! Para combater as Fake News - ou notícias faltas, em português -, o Ministério da Saúde criou um espaço exclusivo para tirar as suas dúvidas, oficialmente. Qualquer pessoa pode enviar uma mensagem – de texto e até com imagens -, mostrando informações que recebeu ou encontrou nas redes sociais. Assim, você confirma se é verdade antes de compartilhar.

                 Aonde posso me vacinar?

                 Basta comparecer a um posto de saúde, com a Caderneta de Vacinação em mãos - são mais de 36 mil salas de vacinação, localizadas nas UBSs espalhadas pelo Brasil.

                 Se você perdeu o cartão de vacinação, é só procurar o seu posto de saúde, resgatar o histórico e fazer a segunda via. Mas não ter a Caderneta de Vacinação não significa que você não possa se vacinar. Compareça ao posto, receba a vacina e um novo cartão para guardar com cuidado. A Caderneta de Vacinação é um documento pessoal. Portanto, é importante zelar por ela.

                 Prevenção não tem idade

                 Pensando em quem tem mais de 60 anos, a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), apoiada pelas sociedades brasileiras de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e de Infectologia (SBI), criou a campanha "Quem é Sênior Vacina", que pode ser conferida no site www.familia.sbim.org.br/quemeseniorvacina/. A ideia da instituição é reforçar a importância de se ter o calendário de vacinação em dia, especialmente na terceira idade, levando informações sobre o impacto positivo das vacinas para se ainda um cuidado com a saúde ainda melhor.

                 A SBIm também lançou o Calendário de Vacinação SBIm Idoso 2019/2020, com informações sobre as principais vacinas, como quando são indicadas, quais as recomendações, onde são disponibilizadas e outras informações. Para conferir o calendário e checar se você está em dia, acesse www.sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-idoso.pdf.