20/03 – Dia Mundial da Saúde Bucal

Prevenção começa pela boca

Com o objetivo de reforçar, junto à população, que os cuidados com dentes, gengiva e mucosa bucal têm um papel fundamental na saúde humana, a Federação Dentária Internacional (FDI) criou o Dia Mundial da Saúde Bucal, que é comemorado todo dia 20 de março.

Com um modelo assistencial embasado na prevenção, o Grupo Caberj entende que é importante conscientizar seus associados e beneficiários quanto a importância dos cuidados diários para promover a saúde bucal, uma vez que algumas doenças e problemas podem interferir diretamente na capacidade das pessoas de realizar atividades diversas.

Uma invasão que começa na boca

Cárie, gengivite, periodontite: essas são algumas palavras que estão na boca de todo mundo, mas o que realmente significam? Na sua boca existem cerca de 50 milhões de bactérias, mas a maioria não faz mal para a sua saúde. Porém, existe um tipo mais perigoso, o estreptococos. Eles vivem principalmente de açúcar e produzem ácidos que dissolvem a camada protetora dos dentes, o esmalte. Sem o cuidado correto, podem surgir desde cáries até algumas complicações mais sérias.

  • Cárie, o início de tudo
    As bactérias Estreptococos ficam entre e ao redor dos dentes, bem como ao longo da gengiva, locais que dificultam sua remoção. ‘Alimentando-se’ de açúcar (natural, como nas frutas ou processado), criam ácidos que danificam os dentes, ocasionando a cárie.
  • Sinais que merecem atenção
    Se a sua gengiva sangra durante a escovação, isso pode indicar que algo está errado. A gengivite (gengiva inflamada) é sanada com uma visita ao dentista e uso de escova de dentes adequada, fio dental, pasta e enxaguante bucal. Se não for tratada, pode evoluir para uma doença periodontal, que ataca as gengivas e depois, o ligamento periodontal (que conecta a raiz do dente a parte óssea) até chegar no osso em si, causando a perda do dente.
  • Coração em risco
    O risco de doenças cardiovasculares aumenta com a doença periodontal. Se as toxinas das bactérias que estão na placa e nas gengivas inflamadas caírem na corrente sanguínea, isso pode significar perigo para o coração, pulmões, cérebro e sistema imunológico. Por isso, muito cuidado: a sua saúde começa pela boca!
  • Uma boa escovação é a melhor defesa
    Escovar os dentes e passar o fio dental após as refeições é uma receita simples para garantir a sua saúde bucal. Recomendações odontológicas indicam que você deve ficar pelo menos 30 segundos na escovação em cada parte da boca (superior direita, superior esquerda, inferior direita, inferior esquerda também na língua), tanto pela manhã quanto à noite. Use o creme dental de sua preferência, mas que contenha flúor, e uma escova de cerdas suaves, que deve ser substituída a cada três meses. E visite o seu dentista frequentemente, de seis em seis meses.

CONHEÇA ALGUNS NÚMEROS REFERENTES À SAÚDE BUCAL

  • A doença oral atinge 3,9 bilhões de pessoas em todo o mundo
  • Periodontite severa e cárie dentária não tratada nos dentes decíduos* (dentes de leite ou dentes de bebê) estão entre as 10 condições de maior prevalência. Em conjunto representam 20% da população mundial.
  • A doença periodontal grave , que pode resultar em perda dentária, é encontrada em 15-20% dos adultos de meia-idade (35-44 anos)
  • 30% das pessoas com idades compreendidas entre os 65-74 anos não têm dentes naturais

HIGIENE BUCAL É IMPORTANTE EM TEMPOS DE COVID-19

Os cuidados com os dentes e a boca tornam-se cruciais em tempos de pandemia de Covid-19, uma vez que a boca é uma das principais portas de entrada de doenças, como os vírus respiratórios, que se espalham na cavidade nasal,oral e garganta, além dos olhos. Por isso, é fundamental higienizar as mãos, usando todos os protocolos recomendados (lavar bem com água e sabão ou desinfectar com álcool 70º) antes de cuidar da boca.

No caso de pessoas que foram contaminadas pelo coronavírus, os cuidados devem ser redobrados, até mesmo para minimizar riscos de outros problemas pulmonares, que são agravantes em pessoas diagnosticadas Covid-19.

  • Ao fazer a higiene da língua e dos dentes, dê uma atenção especial aos molares, que estão mais próximos da faringe, para evitar riscos de uma pneumonia por aspiração.
  • Ao fazer a higiene da língua e dos dentes, dê uma atenção especial aos molares, que estão mais próximos da faringe, para evitar riscos de uma pneumonia por aspiração.
  • Trocar a escova dental é necessário após um quadro de infecção de qualquer tipo, para evitar a reinfecção. Se não puder trocar a escova, desinfete-a com álcool ou água sanitária, enxaguando bem antes de usá-la outra vez
  • Use fio dental e enxaguante bucal sempre que puder
  • Desinfete as escovas de dentes e os higienizadores de língua, mantendo-os imersos em solução desinfetante, à base de água e enxaguante bucal, para evitar a reinfecção após cada uso.