26/04 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Entenda a importância de aferir sua pressão arterial

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada por níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 130/80 mmHg (ou 13 por 8), segundo a cardiologista e clínica médica do Grupo Caberj, Norma Japor.

Levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que cerca de 1,3 bilhões de pessoas entre 30 e 79 anos (mais de 15% da população mundial) sofrem de hipertensão. O mais grave é que mais de 40% dessas pessoas desconheciam sua condição porque nunca foram diagnosticadas e mais da metade não estava recebendo o tratamento adequado

Essa é uma das razões que levaram o Grupo Caberj a desenvolver e implementar, de forma pioneira, programas preventivos que buscam justamente o diagnóstico e monitoramento de doenças crônicas, como o Maturidade, o Atendimento Eletivo Domiciliar (AED), o Programa de Gerenciamento Domiciliar (PGD), entre outros.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. De acordo com a médica do grupo Caberj, ela é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Sintomas

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de alerta, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial. Em 90% dos casos o problema é herdado dos pais, mas vários fatores influenciam nos níveis de pressão arterial.

Tratamento e cuidados após o diagnóstico:

A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável. “O tratamento da hipertensão, de forma contínua, amplia a qualidade e a expectativa de vida”, complementa a dra. Norma.

Prevenção e controle:
– manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
– não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
– praticar atividade física regular;
– aproveitar momentos de lazer;
– abandonar o fumo;
– moderar o consumo de álcool;
– evitar alimentos gordurosos;
– controlar o diabetes.

O melhor remédio é a prevenção! Portanto, cuide-se.